Tratamento Ambulatório

O tratamento em regime ambulatório permite ao utente receber um tratamento especializado sem ter que interromper a sua ocupação sócio-profissional e sem ter que se ausentar da sua família e de sua casa.
Desta maneira consegue conciliar a sua rotina diária e ao mesmo tempo realizar o seu tratamento.

O Programa Ambulatório do GAT, é uma unidade de tratamento especializada em dependência de químicos e outros comportamentos aditivos. Procuramos dar resposta a uma variedade de necessidades dos utentes, que lhes irá proporcionar uma autonomia funcional de crescimento e valorização. É uma modalidade de tratamento psicossocial, que se ajusta de forma organizada, a vários tipos de terapias, articuladas em função de objectivos claramente definidos e necessidades individuais.

O plano terapêutico é estruturado por fases, onde consoante a evolução e investimento de cada utente, irá permitir alcançar os objectivos pretendidos.

Este tratamento envolve um número de horas, de contacto semanal, entre o utente e a Instituição de tratamento, com um horário pré-estabelecido e regular ao longo do programa de tratamento.

Serão realizadas sessões individuais, embora também tenham como um dos seus componentes, actividades de grupo, sendo frequentes grupos de terapia, de prevenção á recaída, treino de competências psicossociais, grupo terapêutico de mulheres/homens e grupos temáticos. Serão incluídos nos planos individuais de tratamento, bem como em Programas Familiares, um trabalho intensivo com as famílias, com o objectivo de estas poderem vir adquirir uma visão mais abrangente da dependência química e encontrar soluções saudáveis para lidarem com o problema.

A nossa visão é facilitar o nível de integração pessoal, social e profissional do indivíduo mantendo a abstinência de substâncias químicas, mudando o seu estilo de vida acreditando na resolução dos seus conflitos e na gestão da pressão social e familiar.

GAT - Gabinete de Apoio Terapêutico - Apoio na Manutenção da Recuperação